
Dermatologista em Alphaville - Barueri - SP
Dermatologia Geral | Câncer da Pele | Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digital

Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer da Pele
Ampla experiência clínica para avaliação das pintas e diagnóstico do câncer da pele. Uma das poucas dermatologistas que realizam o Mapeamento Corporal e Dermatoscopia Digital em consultório em Alphaville e região.

Dra. Bianca Costa Soares de Sá
(CRM 81.917) é formada em Medicina
na Santa Casa de São Paulo, onde fez
Residência Médica em Dermatologia.
É Mestre e Doutora em Oncologia pela Fundação Antônio Prudente – AC Camargo Cancer Center.




COMO POSSO AJUDAR


Diagnóstico do
Câncer da Pele
Com uso da dermatoscopia, método diagnóstico não-invasivo, temos alta acurácia diagnóstica de lesões pigmentadas da pele e tumores cutâneos, incluindo os melanomas. Em caso de pacientes com fatores de risco para melanoma e múltiplas pintas, é indicado o Exame de mapeamento corporal total e dermatoscopia digital, tanto para identificação precoce de lesões malignas quanto para evitar biópsias desnecessárias de lesões benignas.

Biópsia
e Exame Anatomopatológico
Se houver lesão suspeita da pele, é feita a ressecção, um procedimento simples, realizado na maioria das vezes com anestesia local, podendo ser feito em consultório. A amostra removida na biópsia é enviada para análise de um médico patologista que irá determinar o diagnóstico definitivo.

Tratamento
do Câncer da Pele
No caso do melanoma, o tratamento inicial é sempre cirúrgico, consistindo na ampliação das margens da pinta retirada na biópsia. A necessidade de outros tratamentos, incluindo os tratamentos sistêmicos, depende do estadiamento da doença. No caso dos carcinomas, o tratamento pode ser cirúrgico, com retirada completa da lesão, ou pode ser não-cirúrgico, com medicamentos tópicos, no caso de tumores superficiais.

Seguimento
Pacientes com diagnóstico de câncer de pele têm maior risco de desenvolver novos tumores, tornando essencial o acompanhamento dermatológico anual, com exame físico completo e dermatoscopia. Para aqueles com melanoma e múltiplas pintas, o seguimento deve incluir mapeamento corporal total e dermatoscopia digital. Devido ao risco de recidiva do melanoma, exames complementares frequentes são necessários, variando conforme o estadiamento da doença.
O Câncer da Pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo. A Dermatologia Oncológica é o principal foco de atuação da Dra. Bianca, com mestrado e doutorado na área, sendo integrante do Núcleo de Câncer da Pele do AC Camargo Cancer Center desde 1999.
UM OLHAR TREINADO FAZ A DIFERENÇA

Apoio tecnológico
Na dermatologia, a tecnologia é uma importante ferramenta de auxílio no cuidado com a saúde. Aparelhos, equipamentos e softwares registram e armazenam imagens ampliadas da superfície da pele, permitindo que o médico veja e acompanhe ao longo do tempo o que não seria possível ao olho comum.

Olhar médico
Apenas um olhar médico treinado, experiente e cuidadoso é capaz de enxergar os detalhes destas imagens e ligar os pontos, identificando problemas na pele com rapidez e precisão, possibilitando o tratamento com segurança e a cura antes do agravamento das doenças.
OS TIPOS DE CÂNCER DA PELE


Carcinomas
Os carcinomas caracterizam-se por manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. O carcinoma basocelular surge a partir das células basais da epiderme. É o mais comum e também o menos agressivo. O carcinoma espinocelular (ou epidermóide) surge a partir das células escamosas da epiderme. Muitas vezes tem como lesão inicial a ceratose actínica, comum em áreas da pele que sofrem intensa exposição solar.
Fotos: https://www.cancer.gov/types/skin/hp/skin-genetics-pdq

Melanoma
O melanoma é uma lesão pigmentada, decorrente ou não de uma pinta já existente. Representa apenas 3% dos casos, mas é o tipo mais agressivo. Tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. Descoberto em seus estágios iniciais, o melanoma é quase sempre curável. Porém, se diagnosticado tardiamente, tende a se espalhar para outras partes do corpo, nas chamadas metástases.
Fotos: https://www.cancer.gov/types/skin/hp/skin-genetics-pdq
MÉTODO ABCDE
Uma pinta normal (lesão benigna) é geralmente marrom ou preta, de coloração uniforme, plana ou levemente elevada em relação à pele. Pode estar na pele desde o nascimento ou aparecer depois, mas é estável, sem crescimento ou alteração da forma e cor por muitos anos, embora possam clarear e até desaparecer nas pessoas idosas.
O método ABCDE pode ajudar na avaliação do risco de uma pinta.
Cada letra corresponde a um aspecto que requer atenção:

FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO
Fatores de Risco
Exposição ao sol de forma aguda e intermitente, como tomar sol sem proteção durante férias ou finais de semana
Pele clara, que não consegue adquirir bronzeado
Olhos e cabelos claros ou albinismo
Ter tido vários episódios de queimaduras de sol na infância ou adolescência
Síndrome do Nevo Atípico, presença de muitas pintas, entre elas as grandes e irregulares
Exposição a câmeras de bronzeamento artificial
Histórico familiar e/ou pessoal de melanoma
Histórico pessoal de carcinoma da pele
Síndromes hereditárias, com alterações genéticas que predispõem ao melanoma e outros tumores (10% a 15% dos casos), incluindo melanoma familial
Imunossupressão (baixa imunidade) devido a transplantes, doenças reumatológicas e AIDS
Fatores de Prevenção
Usar filtro solar contra radiação UVA e UVB com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo
Usar medidas de barreira, como chapéu de abas largas, óculos escuros e camisetas com proteção UV
Evitar horários de pico de radiação solar entre 10h e 16h
Fazer a vigilância da pele à procura de manchas suspeitas e pintas novas ou que se modificaram
Consultar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano para o exame apropriado da pele, principalmente as pessoas com fatores de risco